segunda-feira, 24 de maio de 2010

No Brasil, quem tem VOZ?

Quem? Falamos aqui em liberdade de expressão. Lutamos por liberdade e queremos ter os direitos iguais, direitos de toda a sociedade. Não precisamos de muros. Nem muros nem catequização.

Alunas(os) do curso de Comunicação Popular estão reunidos no Sindicato dos Engenheiros, em pleno sabadão de sol, produzindo comunicação popular, comunicação como um direito humano, direito de ouvir e ser ouvido, e pensando coletivamente.

Precisamos de um governo comprometido com as demandas prioritárias da cidade. 20 milhões para um muro na Maré? 3 milhões para um no Santa Marta e 500 mil para câmeras de vigilância? Enquanto o Canecão continua sua invasão criminosa de um espaço público, famílias no Horto estão sendo despejadas. Incêndios criminosos sendo realizados no Centro do Rio. A Vila Autódromo tentou um contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e não foi recebida.

Que liberdade queremos? Não precisamos que nos digam quem somos, nem o que fazer: podemos fazê-lo por conta própria e este e o nosso espaço. Enquanto culpam a natureza e as comunidades que moram em morros pelos deslizamentos de terra, a política de habitação nunca foi prioridade do governo, que sempre teve como parceiros preferenciais as empreiteiras, os especuladores e os bancos. Além da ausência há anos, o próprio poder público brinca de iô-iô com a Constituição e com o Estatuto da Cidade. Inspirados nesse mau exemplo, o povo merece e deve ocupar o campo e a cidade.

O direito de expressão e de trabalho dos artesãos e dos camelôs precisam ser reconhecidos, bem como os dos catadores de latinha. O incêndio na Central foi um crime. Como pode um projeto para a região aparecer tão rapidamente? Por que faltou água para os bombeiros apagarem o fogo? Eles nem tentam disfarçar!

Cada um de vocês que estão em suas comunidades precisam se organizar, numa luta pelos direitos de todos, direitos nossos.

Hip Hop fluminense unido para pensar a agência de comunicação do movimento popular!
Não ao muro da vergonha!
Não à remoção!
Moradia não é mercadoria, é um direito de todos!

Assista abaixo ao primeiro video do blog, 'Até a morte', do rapper Fiell:

Nenhum comentário: