terça-feira, 1 de junho de 2010

Moradores da periferia de Foz (PR) mostram as diversas faces de sua cidade

Já sabemos que os meios de comunicação comerciais, ao falar sobre periferia ou qualquer movimento social, só tratam de temas como violência e tráfico de drogas, criminalizando assim seus moradores e justificando as barbaridades cometidas contra eles. Indo totalmente na contramão dessa prática, o documentário As Muitas Faces de Uma Cidade, produzido por Danilo Georges e Eliseu Pirocelli, retrata as muitas verdades de Foz do Iguaçu (PR) dando espaço à população que mora nas comunidades carentes das cidades.

As imagens das cataratas que abrem o filme são logo substituídas por cenas de contraste, que mostram a miséria e o descaso do poder público com em relação a esses locais. Essa situação é relatada com depoimentos de moradores e imagens que denunciam a falta de investimento público em direitos básicos como saúde, educação, cultura e infra-estrutura.

Além das entrevistas, a voz do povo pode ser ouvida com o hip hop presente em todo o filme, música de protesto que exige justiça social e denuncia as mazelas de uma cidade que exclui e silencia a classe trabalhadora. Ao final, a enchente na periferia nos lembra as tragédias recentes no Rio, fruto da omissão do poder público, mostrando que os problemas relatados no filme são comuns a muitas cidades pelo Brasil afora.

Veja o trailler do filme:

Um comentário:

danilogeorges disse...

Obrigado por divulgar o documentário,adorei o texto, tamo junto na luta pela democratização da ocmunicação, abraço.

danilo georges