quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reitor da Uerj notifica judicialmente aluna do curso de Comunicação Popular do NPC

Em 18 de dezembro do ano passado, o reitor da Uerj Ricardo Vieiralves colocou em pauta no Conselho Universitário (Consun) uma minuta que pode abrir a possibilidade de privatização do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), por meio das Fundações Estatais de Direito Privado. Comprometido com a defesa de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj) elaborou boletins eletrônicos e impressos denunciando este passo que pode abrir as portas da Uerj rumo à privatização.

O caso foi denunciado no Jornal do Brasil e mobilizou centenas de trabalhadores e estudantes para as sessões do Consun e audiências públicas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Praticamente ignorando a história deste país, as lutas do movimento sindical, a liberdade de expressão, a liberdade de opinião e a liberdade de não se render às vozes autoritárias, Vieiralves – mesmo com inúmeros apelos – insiste em notificar a jornalista do Sintuperj, Silvana Sá, e o diretor do sindicato, Jorge “Gaúcho”.
Os trabalhadores aprovaram em assembleia uma moção de repúdio contra atitude do reitor. Os funcionários do sindicato – jornalistas, secretários - exigem a retirada da notificação judicial da jornalista e do sindicalista para impedir que atitudes como esta se repitam.
Além de Silvana Sá e Jorge “Gaúcho”, a reitoria da Uerj também está processando o Jornal do Brasil apresentando os mesmos argumentos.

Contatos:
Silvana Sá – 7612 4686
Jorge “Gaúcho” – 9605 7857 ou 9549 1497
Mariana Gomes - 8276 0352

Nenhum comentário: