domingo, 22 de agosto de 2010

Encontro dos Blogueiros Progressistas reunem mais de 200 comunicadores independentes em SP

Comunicadores da Blogosfera atenderam ao chamado do Centro Barão de Itararé, comparecendo em massa ao I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas . No total,foram 223 inscritos de 19 estados do Brasil.

A diversidade e a pluralidade foi a marca do encontro que reuniu no primeiro painel os blogueiros Luis Nassif (Luisnassifonline), Paulo Henrique (Conversa Fiada) Amorim e Debora da Silva (Mães de Maio) no painel Ameaças à internet e os desafios da blogosfera, mediada por Leandro Forte (Brasilia, eu vi) e Rodrigo Vianna (Escrivinhador), no auditório do Sindicatos dos Engenheiros, em São Paulo. 

O painel foi uma exposição do poder dos blogs na multiplicação de informações e denúncias ocultadas pelo Partido da Grande Imprensa (PIG). Para Rodrigo Vianna, da internet o poder de formação de opinião da chamada Grande Mídia se esvai na velocidade que a rede cresce. "Não se pode dizer mais que existe uma GRANDE MÍDIA, porque a tal grande mídia se transformou na MÍDIA VELHA", analisa.

Nassif, acredita que a censura velada do PIG não possui um ambiente próspero como nas décadas passadas. De acordo com ele a equação é simples. Jornais como o Estadão e Folha de São Paulo conseguem ainda deter poder sobre a formação da opinião da população que ler a versão impressa dos veículos. Porém, o mesmo não pode se afirmar em relação as versões online. Na rede, a força está com o blogueiros independentes. "Nesses 4 anos, a blogosfera ajudou a construir uma rede que está mudando a história do país. A blogosfera não tem voz de comando. Ela é ampla e aberta", disse Luis Nassif
 


Débora da Silva, representante do blog Mães de Maio defendeu que a sociedade e os movimentos sociais precisam se apoderar desta ferramenta. Para ela a internet não substitui o papel da rua "o verdadeiro espaço de luta e pressão social". Entretanto, o blog é um mecanismo de romper a censura velada dos meios de comunicação e do poder público. "Estou aqui para aprender e para denunciar. A internet é democrática, podemos levar nossa voz para todos os cantos. Obrigamos o estado de São Paulo admitir que mataram nossos filhos. O assassinato de 562 pessoas não foi resultado apenas de uma ação de facção criminosa. O estado exterminou nossos filhos. Eles tiveram que admitir", revela.

O blogueiro Brizola Neto, também esteve no Encontro e classificou a blogosfera como "o caixão a censura velada da informação pela Velha Mídia. É o direito direto ao acesso a informação", disse ele. Paulo Henrique Amorim completo: "Antigamente existia a premissa: Se o jornal nacional não deu, não aconteceu. Isso já foi uma verdade, mas hoje a realidade não é mais bem assim e não vai demorar para isso acabar em definitivo. A net mudou 
tudo".

Diversos blogueiros falaram sobre as ameaças, perseguições, ataques a reputação que sofrem no dia a dia da blogosfera. A política e a corrida foi o eixo das esplanações. Principalmente, a atitude do candidato a presidência José Serra, que chamou alguns blog de "blogs sujos". Para Paulo Henrique Amorim a expressão "blog sujo" nada mais é que, uma metáfora para criminalizar os blogueiros. "O movimento dos blogueiros progressistas deve realizar uma petição para obrigar o candidato a presidência José Serra, a listar quem seriam os "blogs sujos", sugeriu PH Amorim.

Mas uma ideia mais simples foi que arrancou aplausos e aprovação dos 223 blogueiros. A defesa da liberdade de expressão e comunicação em rede. Na prática, funcionaria com a reprodução do blog censurado por todos comunicadores da bloogosfera. A cada post censurado, a reprodução seria feita com o jargão "Não toquem no meu companheiro".

A tarde, a necessidade de auto sustentação e os custos judiciais de processos foram o tema do painel os painéis: Como financiar a blogosfera e ameaças à internet, neutralidade na rede e questões processuais. "Se fala muito da censura quando é realizada por governos, mas não se fala da censura do capital. Ela existe!", disse o advogado Tulio Vianna. 

Geórgia Pinheiro, editora do blog Conversa fiada confessou que "a rede é livre, mas os processos são caros. Você precisa ter uma forma de pelo menos custear os gatos jurídicos. acreditem. O conversa fiada responde há 28 processos. A liberdade de expressão tem preço e alto".A preocupação com a política e o atrelamento comercial dos sites de hospedagem dos blogs também foi pauta das mesas.

O último painel trouxe exposições a respeito da necessidade de conhecimento técnico das ferramentas disponíveis nas redes sociais como o twitter. Luiz Carlos Azenha, Conceição Oliveira, Emerson Luis, Guto Carvalho e Maria Flor, deram dicas para alavancar os acessos aos blogs, além da importância de interação com o leitor e a real produção de conteúdo.

Um dos momentos mais emocionantes foi a leitura de uma carta do jornalista paraense Lucio Flavio pelo seu filho. O jornalista foi convidado a participar do Encontro, mas não pode comparecer porque precisava ficar em Belém para comparecer a uma audiência. Ele responde a diversos processos por escrever reportagens denunciando diversas irregularidades e crimes do Grupo Liberal. (postaremos o conteúdo da carta. Aguardem!)


Outro grande momento, mas de irreverência foi o encontro de Daniel Dantas e Paulo Henrique Amorim. O blogueiro é um homônimo do banqueiro Daniel Dantas, classificado por PH. Amorim como "um dos câncer da democracia da sociedade brasileira". A situação imprevista foi motivo de risos e de curiosidades dos bloguerios. Detalhe, o "Daniel Dantas camarada", cutucou Paulo Henrique Amorim. 


 Certa vez, ele enviou um furo para o Conversa Afiada, mas só depois de três meses é que o blog entrou em contato com o leitor. Uma grande gafe que fez Daniel criticar o blog "não adiantar ter 4 milhões de pages se a agilidade é comprometida".  Paulo Henrique Amorim fez questão de conversar com o leitor "Quero saber em detalhes onde foi e como foi que errei", confessou.

Por aclamação o blog Cloaca News ganhou o troféu Barão de Itararé, em reconhecimento ao seu trabalho limpo de revelar "as notícias do jornalismo de esgosto do PIG", com informação séria e muito humor. Nos agradecimentos, o blogueiro confessou que as pernas estavam bambas. Dedicou o prêmio ao seus dois cachorros e tentou não esquecer de ninguém, agradecendo: Ieda Cruz, ao Grupo RBS, ao Zero Hora , a José Serra, Herando Pereira, Boris Casoy, entre outros, a oportunidade dele um mero "cloqueiro" viver esse momento de glória. A turma aplaudiu! 

O troféu Corvo ficou para a presidente da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito, por todo seu esforço de defender o Partido da Imprensa Golpista.

O  Encontro dos Blogueiros Progressistas surgiu da ideia de comunicadores em maio deste ano. De lá para cá, foram três meses de luta e trabalho para realização do evento. O Encontro não recebeu nenhum patrocínio público. Foi realizado com o apoio de entidades e comunicadores que doaram tempo, espaço e dinheiro para o evento. Foram intitulados os Amigos da Blogosfera

A equipe do Vozes das Comunidades fica por aqui. Hoje às 9h, tem mais.  Pelo twitter enviamos as principais falas dos palestrantes do Encontro realizando uma corbetura em tempo real. Foram amis de 6o post, através do endereço @npc_ 
A cobertura completa será postada neste blog e na página do Núcleo Piratinga de Comunicação.
Vozes das Comunidades participa do Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros, porque a favela é plural e tem voz. E claro, é popular.

* Nossos textos podem ser reproduzidos e distríbuidos nos diversos cantos da rede. Só pedimos a gentileza de citar a fonte.

Texto: Tatiana Lima - Fotos: Gizele Martins e Tatiana Lima (Vozes das Comunidades e Núcleo Piratininga de Comunicação)

Um comentário:

dil disse...

Olá Tatiana, parabéns pelo blog. Tb estive no encontro, acho que estivemos na mesma oficina... Postei um texto no blog, ontem, sobre o filme 5x-favela. - depois da uma olhada.

ah, e o PHA, publicou no Conversa Afiada o meu "E agora José?" , é mole?

valeu!

Adilson