sábado, 24 de julho de 2010

Trabalhadores do Brasil

As aulas do curso de Comunicação Popular do Núcleo Piratininga de Comunicação tem sido inspiradoras. Literalmente! Ou seria musicalmente? Seja o que for, a galera sintonizada em cultura não tem deixado passar nada.

No sábado, 23 de julho, Mc Fiel, integrante do coletivo Visão da Favela e estudante do NPC, mostrou em primeira mão, um rap que fez com o conhecimento acumulado a partir das aulas de política, história, geografia e comunicação do curso. Na letra, Fiel proclama a sentença:
"Trabalhadores do Brasil vivem falidos
Trabalhadores do Brasil são esquecidos
Trabalhadores do Brasil vivem falidos
Trabalhadores do Brasil morrem bandidos"


Segundo Mc Fiel, o rap é uma homenagem o NPC, que "o fez despertar e perceber quem de fato são os responsavéis e os verdadeiros construtores do Brasil: a massa de trabalhadores pobres e oprimidos nas periferias". O rap será gravado no estúdio do músico Marcelo Yuka, e fará parte do próximo CD do coletivo.

Mas nos corações e mentes de todos os estudantes e integrantes do NPC, o rap já foi gravado na coletânea da vida de cada um, com direito até a levada reggae citado por MC Fiel no vídeo. Pena, que Vitor Giannoti, o professor da aula sobre o 1º de Maio - Dia do Trabalho - não estava presente para assistir a homenagem.

Contudo, hoje a tecnologia permite tudo. De filmes 3D a este aí, caseiro, mas que resgatar esse pedaço da história do Núcleo Piratiniga de Comunicação, além de poporcionar uma palhinha do rap. Confira!



P.S: o rap foi nomeado de "Trabalhadores do Brasil" irresponsavelmente por mim - Tatiana Lima - afinal, o filho não é meu. Espero que o MC Fiel perdoe-me pela gafe!

Um comentário:

danilogeorges disse...

Eu tive a sorte depois de 6 meses longe do rj, de aparecer nessa aula, e como é bom rever os amigos e vê que eles estão cada vez melhor, esse é o caso do mano fiel, cada vez mais evoluido para fazer a revolução.

parabéns npc. esse curso é uma lição de vida, pois dá voz aos excluidos e quem o faz jamais esquece, paz! danilo georges